terça-feira, 25 de setembro de 2007

Por descanso ou por descaso?

Primeiro vem a repercussão do fato. Depois, a indignação seguida do esquecimento. Temos mesmo o conformismo correndo nas veias, e disso eu não me conformo. Será que ser brasileiro é ser tão “NEM AÍ”?

De nada valem as manifestações, as passeatas, vestir-se de branco ou de preto, acender uma vela. De nada. Tudo isso comove, mas é efêmero. No dia seguinte, a novela das oito esquenta. (Quem matou Taís, afinal?) Aí, a gente esquece tudo.

E tem outra coisa, mais “inesquecível” que uma tragédia, só outra tragédia. Nós não conseguimos guardar todas ao mesmo tempo. Nossa memória é a da TV. O que ela repercute vira prioridade na nossa restrita indignação. (E não é que o Senador foi para o paredão e voltou? Essa é a do momento.)

A indústria da impunidade existe e somos coniventes, por descanso ou por descaso. Gente pode matar, político pode roubar, desviar, mentir e repetir tudo de novo depois. Ah, e crianças podem até morrer de fome! É a vida!

O “Senhor Caos” instala-se facilmente em nosso Berço Esplêndido. Aliás, “Senhor Caos”, fique à vontade. Este é o Brasil.

Finalizo meu textinho, com jeito de desabafo, só com uma perguntinha básica: alguém aí lembra do JOÃO HÉLIO?

5 comentários:

TUDO É, DESTAQUE. disse...

Bom Texto. Até parece aqueles comentários do famoso Alexandre Garcia (Bom Dia Brasil).
Vc é mais do que global, vc é minha gatinha querida!

Do teu maridão!

Bjs.

Jeane Melo disse...

Fala Sério!

Anônimo disse...

Lembro. Mas, provavelmente, milhões de brasileiros não. A parcela indignada é mínima, a maioria está muito ocupada em sobreviver para se preocupar com mais um que morre no Brasil. O conformismo existe porque não acreditamos em mudanças; somos amarrados pela descrença e tragados pelo nosso próprio sistema.
Num país em que as diferenças são anormais o povo não pode, e nem deve, seguir numa mesma direção. As críticas ao governo atual afirmam que a população mais pobre, que é maioria, elegeu o presidente por medo de perder os benefícios conquistados no primeiro mandato.
Acredito que para os protestos funcionarem é preciso que o país, como um todo, queira seguir numa mesma direção. O que não é o caso do Brasil.
Gostei muito do texto. Parabéns!

Anônimo disse...

perfeitos...textos perfeitos..

Parabéns!

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e