quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Cajuína, pequi e doce de buriti

Sou a típica piauiense. Quem mora fora até diz que “canto” como o povo daqui. (E a gente fala cantando?)

Amo esse lugar e admiro além da auto-estima, o extinto de sobrevivência de cada um. Temos mesmo uma resistência atípica. Somos meio mandacaru, sabe? Por fora uma fortaleza, por dentro somos molinhos e externamos isso com facilidade. Saiba que no DNA de cada piauiense há muita doçura. Sabemos receber, acolher, abraçar. Isso faz toda a diferença. Piauiense é mesmo sem preconceito. Você é de qualquer lugar desse mundo? Pois não, seja bem-vindo! (Adoro isso.)

Piauiense sabe que é preciso ser professor. (Principalmente, se ele viaja pra outro Estado.) Toda a imagem formada Brasil afora é meio clichêzão. Vá pensando que aqui só tem chão rachado! Vá pensando que tem um monte de carroça passando no meio da rua! É esse o Piauí que você conhece? (Esqueça!)

Ah, mas já que a gente é meio professor, vamos lá: o Piauí fica no Nordeste, tá? O berço do homem americano fica na cidade de São Raimundo Nonato. Sabe aquela pedra linda? A opala? Temos em Pedro II a única mina do Brasil. Depois dela, só existe outra no mundo. Ah, e sabe o único Delta em mar aberto das Américas? (Sim, temos mar). Compartilhamos essa alegria com o nosso vizinho Maranhão. Que saber mais? Chega de aula. (Hehe!)

O feriadão está chegando e eu tô louca pra descansar. (Amanhã é Dia do Piauí. Ebaaaa!) Vou ver muita TV. (Claro que não numa Philips, né?) Vou encher a geladeira de cajuína, também. Queria até comer pequi (Não vai me dizer que nunca comeu pequi!), mas não sei onde achar. (Se eu encontrar, ótimo.) Cajuína, pequi e doce de buriti...Pronto. Quero isso amanhã. Se você souber onde eu encontro pequi pra comprar, me diz, tá? (Acho que vou passar no mercado.)

2 comentários:

clarissa disse...

Nunca fui ao Piauí, mas me sinto um pouco piauiense. Quase consigo ver o chão vermelho do bairro Vermelha em que meu pai cresceu, de tantas histórias que ouvi.

E sempre me emociono ao ouvir o Caetano cantando Cajuína. Vê só se não é lindo...

http://br.youtube.com/watch?v=ZaxDlDbMppE

Anônimo disse...

MOREI EM PARNAIBA E EM VOLTA MOFINA, MOREI NO BAIRRO DA COROA E DO GALHONONE, NADEI NO RIO PARNAÍBA, BEBIA MUITA CAJUÍNA,ATÉ HOJE ME LEMBRO DO SABOR, SÓ NÃO GOSTAVA MUITO DO GOSTO FORTE DE PEQUÍ, MAS DO DOCE DE BURITI E DO REFRESCO DE MURIÇI DA CAIÇARA, DEUS DO CÉU É MUITO BÃO, FREQUENTAVA A PRAÇA DE SANTO ANTÔNIO, COMI CAJÚ DO CAJUEIRO DE HUMBERTO DE CAMPOS. SOU DA TRIBO DOS SIQUEIRA ARAUJO, SOU GEORGE.:
SE ME DISSEREM COMO FAÇO PARA CONSEGUIR A CAJUÍNA E O DOCE DE BURITI ME FALEM E UM DOCE CHAMADO CHOURIÇO, FEITO DE SANGUE DE PORCO E COM CASTANHA DE CAJU E GERGELIM E OUTRAS COISAS QUE ME ENCHEM O PALADAR E O PENSAMENTO NA INFÂNCIA.